Chevron Left
Back to Desenvolvimento Ágil com Padrões de Projeto

Learner Reviews & Feedback for Desenvolvimento Ágil com Padrões de Projeto by Instituto Tecnológico de Aeronáutica

4.7
stars
71 ratings

About the Course

Neste curso, assumimos que você já sabe projetar e desenvolver programas mais complexos em Java, graças às boas práticas e princípios exercitados nos cursos anteriores; mas você talvez não se sinta ainda confortável em lidar com cenários mais complexos, onde é difícil desenvolver software com código de qualidade com flexibilidade suficiente para facilitar a implementação de mudanças repentinas de requisitos. O objetivo deste curso é oferecer a você um aprofundamento em técnicas de programação orientadas a objetos pelo uso de padrões de projeto no contexto de desenvolvimento ágil. Os seguintes conceitos são apresentados neste curso: • Revisão de conceitos de orientação a objetos: abstração de dados, encapsulamento, herança e polimorfismo • Reúso por meio de herança: padrões Null Object, Template Method e Factory Method • Delegando comportamento com composição: padrões Strategy, Bridge, State e Observer • Composição recursiva: padrões Composite e Chain of Responsibility • Envolvendo objetos: padrões Proxy, Decorator e Adapter • Estratégias para criar objetos: padrões Static Fabric Methods, Singleton e Builder • Modularidade: padrão Dependency Injection Ao final deste curso, você terá amadurecido de tal modo suas habilidades de programação que será capaz de implementar partes da aplicação Web final com o componente de gamificação enriquecido constantes do Trabalho de Conclusão da Especialização, aplicando onde apropriado alguns dos padrões apresentados neste curso durante a refatoração na prática TDD....

Top reviews

PV

Mar 16, 2023

Great course, just be careful with the last project, you may have to enter in contact with the Coursera support to get the certificate. because it's a peer reviewed project but students are sparse.

CV

Oct 4, 2017

E

x

c

e

l

e

n

t

e

.

R

e

c

o

m

e

n

d

o

!

Filter by:

1 - 20 of 20 Reviews for Desenvolvimento Ágil com Padrões de Projeto

By Victor M

Oct 30, 2017

Fantastic opportunity to have hands on experience with design patterns! Highly recommended!

By Celso R V

Oct 5, 2017

E

x

c

e

l

e

n

t

e

.

R

e

c

o

m

e

n

d

o

!

By Marco T T C

Oct 4, 2017

É mais uma excelente matéria dos instrutores do ITA, Eduardo Guerra e Clóvis Fernandes. A matéria é boa em explicar tanto de modo teórico como de modo prático alguns dos mais famosos Padrões de Projeto já estabelecidos tanto no livro GoF (Gang of Four), como fora dele. Talvez o único ponto fraco da matéria seja a quantia reduzida de trabalhos práticos de projeto com padrões, uma vez que nessa disciplina, o aluno poderia se beneficiar mais de uma quantia maior de trabalhos pequenos, ao invés de apenas um trabalho grande.

By alexsandro m d

Oct 19, 2017

Gostei muito do curso porém minhas 3 estrelas são relativas ao tempo. Achei um mês muito pouco para quantidade de conteúdo que foi abordado. A necessidade de mais hands-on de cada um dos padrões apresentados também influenciou na nota.

By Pedro P F M e V

Mar 17, 2023

Great course, just be careful with the last project, you may have to enter in contact with the Coursera support to get the certificate. because it's a peer reviewed project but students are sparse.

By Damares C O d R

Jun 9, 2018

Muito bom! A dinâmica do curso é excelente e nos projetos e testes é possível praticar a teoria aprendida.

By Lucas K

Nov 30, 2017

Ótimo curso! Gostaria que fosse mais longo....

By Hugo S

Feb 17, 2018

Excelente conteúdo e avaliação desafiadora!

By Gabriel d O

Sep 12, 2017

O melhor curso de padrões de projeto

By Renato C

Mar 20, 2018

Muito bem explicado.

By Jorge A

Oct 4, 2017

Ótimo Curso

By Elizio B

Aug 26, 2018

Excelente

By Caio A

Jan 21, 2023

Os vícios de linguagem dos professores me fizeram tirar uma estrela, e a falta do exemplo de código para Dependency Injection.

Apesar disso, é um ótimo curso, com ÓTIMOS exemplos, e uma boa didática. :)

By Tiago G R

Nov 14, 2018

Falta alguns exemplos para simplificar alguns padrões, como pro exemplo o DIP que é um pouco complicado só vendo diagramas.

Hands-on seria uma boa opção de exemplo.

By Lucas S R

Mar 23, 2021

Um curso excelente para dar uma visão maior sobre os padrões e onde aplica-lós.

By FRANCISCO N R G

Oct 1, 2017

Recomendo!

By Ricardo J d M F

Sep 14, 2021

Abordou vários padrões, inclusive alguns fora do GoF. Mas pecou bastante por falta de prática e explicação durante os vídeos práticos, quando haviam. Nas aulas práticas, aprendi mais a utilizar o JUnit do que o padrão em si, foi necessário buscar vídeos externos de prática dos padrões.

By Rhyan X

Apr 25, 2020

Curso sem carga horária impressa no certificado!

By Uilian R

Oct 11, 2017

Este foi o módulo mais simplificado da série de cursos. Os conteúdos apresentados sobre design patterns foram proveitosos e trouxeram bastante valor. Porém os exercícios práticos para fixação do conteúdo ficaram devendo, sendo apenas apresentado o trabalho final, que gerou muitas dúvidas por falta de detalhamento, além de não serem respondidas no fórum, .